Como funciona o CNAB no sistema AllesHub?
O que é o CNAB 240?
O CNAB (Centro Nacional de Automação Bancária) 240 é um formato padronizado de arquivo utilizado para troca de informações entre bancos e empresas no Brasil. CNAB 240 refere-se ao layout de arquivo que segue as normas estabelecidas pelo Banco Central e pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) para a troca eletrônica de dados bancários.
O termo CNAB é usado para se referir a diversos layouts de arquivos, e o número “240” indica o tamanho do registro no arquivo, ou seja, cada linha no arquivo terá 240 posições. Esse formato é comumente utilizado para transações como transferências eletrônicas, pagamentos, débitos automáticos, entre outras operações financeiras.
A padronização do CNAB 240 facilita a integração e a automação de processos entre sistemas de diferentes instituições financeiras e empresas. Isso é especialmente útil para otimizar operações financeiras e reduzir a necessidade de intervenção manual, contribuindo para maior eficiência e precisão nas transações financeiras.
Como emitir um boleto utilizando o CNAB 240?
Configurando a forma de pagamento
Primerio, devemos configurar essa forma de pagamento acessando:
1 – Cadastro;
2 – Formas Pagamento.
Em seguida, clicar em Novo.
Após isso as configurações terão sido liberadas. Para saber Como cadastrar formas de pagamento no sistema, acesse nosso tutorial <clicando aqui>.
Observações Importantes!
Para o CNAB 240 funcionar corretamente, devemos informar nos seguintes campos:
Campo tPag (Código) -> 15 – Boleto Bancário;
Fluxo de Pagamento -> À vista;
Tipo de TEF -> Boleto Bancário;
Getway/Modalidade -> CNAB 240;
Nas efetivações podemos deixar marcado apenas a Aprovação Imediata.
Em Opções Gerais podemos deixar o padrão que está.
Ao ter selecionado o Campo tPag (Código) como “15 – Boleto Bancário”, terá liberado uma área BOLETO BANCÁRIO
Nela você pode fazer algumas configurações de Multa, Juros, Dias de protesto e outras informações adicionais.
Normalmente as multas e juros tem uma porcentagem de 2%, mas isso pode variar de acordo com o seu contrato com o seu banco, por isso certifique-se de colocar o valor correto em porcentagem(%) nesses campos.
Após ter finalizado a configuração da forma de pagamento, clique em Salvar no canto superior esquerdo.
Ativando a conta bancária
Cadastre sua Conta Bancária seguindo o tutorial <clicando aqui>.
Em CONFIGURAÇÕES E INTEGRAÇÕES, selecione CNAB 240.
Gerando o documento de Remessa de Cobrança.
Ainda em Contas, clicque em Extrato Principal e clique na aba de ferramentas, inferior, conforme print:
Clique em Remessa Cobrança / Retorno
Selecione Remessa de Cobrança
Dessa forma vai ser gerado um arquivo.rem. É necessário que esse arquivo seja encaminhado ao banco para fazer a liberação do boleto para pagamento. Após ser liberado e o boleto pago, o banco vai te encaminhar o documento de Retorno de Remessa, que ao ser inserido dentro do sistema será realizado conciliação automática de todos os boletos CNAB 240 que foram pagos.
Para encaminhar o documento repita os passos anteriores porém selecione agora Retorno de Remessa
Irá abrir seus arquivos, selecione o arquivo de retorno (enviado pelo banco), após isso os boletos pagos terão sido conciliados.