Business Intelligence
O que é e para que serve o Business Intelligence?
O Business Intelligence é uma das possíveis formas dentro do sistema de realizar um relatório de vendas. Nele você encontrará gráficos dinâmicos que te ajudarão na hora de analisar os dados e o faturamento da empresa. O relatório é gerado automaticamente, com base nas vendas realizadas dentro do sistema Alleshub e das despesas registradas, como descartes, entre outras possíveis questões.
Acessando a aba.
Para verificar o relatório inteligente, você deve acessar o menu:
1 – Relatórios;
2 – Business Intelligence;
Em seguida, filtre as datas e o tipo do relatório que deseja criar.
Tipo -> Selecionar o tipo do relatório: Vendas p/ Receita ou Vendas p/ Quantidade;
Data inicial e final -> Período no qual o sistema puxará os dados para realizar o relatório inteligente;
Empresa(s) -> Selecionar a empresa, caso tenha filiais e deseja realizar um relatório geral, basta selecionar todas elas que o sistema pegará os dados de todas e juntará em um único relatório;
Tempo Gráfico -> De quanto em quanto tempo o relatório deve pegar os dados: a cada 1hr ou a cada dia.
Após filtrar de acordo com o que deseja, basta clicar no botão de buscar (Lupa).
Assim, o relatório será criado e gráficos dinâmicos aparecerão para te auxiliar na análise.
Veremos um exemplo a seguir:
Analisando o relatório.
01 – Relatórios imediatos.
Nesses campos, pequenos relatórios serão realizados fornecendo algumas informações. Vejamos:
Faturamento Acumulado -> Faturamento total acumulado no período filtrado;
Nº de Pedidos -> Quantos pedidos (vendas) foram feitas no total no período filtrado;
Ticket Médio -> Ticket Médio total das vendas realizadas dentro do período filtrado;
Nº de Itens Vendidos -> Quantos itens (produtos) foram vendidos dentro do período filtrado;
Descontos Concedidos -> Receita total de descontos forneceidos durante o período filtrado;
Devoluções -> Receita total de devoluções de mercadorias durante o período filtrado (prejuízo);
Descartes -> Receita total de descartes de mercadorias durante o período filtrado (prejuízo);
02- Vendas por período (Receita total).
Nesse gráfico de linhas, você analisará a receita total da sua empresa , distribuida em datas específicas.
03 – Mercadológico por pariticipação (%).
Aqui você poderá analisar quais foram os Grupos de produtos mais vendidos (Mercadológico po participação (%)), de acordo com o fornecido na hora do cadastro de um produto.
Também poderá analisar o valor vendido nos dias da semana, assim você poderá ter uma boa noção de quais dias sua empresa vende mais e de quais vende menos.
04 – Vendas por Dia da Semana.
05 – Vendedor x Dia da Semana.
Nesse gráfico você poderá verificar quais vendedores venderam mais, em cada dia da semana, de acordo com o período filtrado anteriormente.