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Como cadastrar um produto.

Aba Produtos.

Nessa aba iremos cadastrar todos os produtos/serviços que a sua empresa necessita. Nela iremos cadastrar os preços e as determinadas configurações de impostos necessárias.

Cadastrando um Produto.

Para cadastrar um Produto, você deve acessar:

1 – Cadastro;

2 – Produtos.

Clique em Novo.

Em seguida os seguintes campos aparecerão para serem preenchidos:

01 – Cadastro.

Descrição -> Informe o nome do produto (campo obrigatório);

Referência -> Adicione uma referência ao produto, caso queira (códigos, etc);

EAN -> EAN (Código de barras) principal. Esse valor também pode ser importado no momento da entrada do produto. Códigos GTIN tem 8, 13 ou 14 dígitos;

Tipo -> Aqui você informará o tipo do “objeto” que está cadastrando, podendo ser:

  • Ativo Imobilizado;
  • Composto;
  • Insumo;
  • Produção Interna;
  • Produto;
  • Serviço;
  • Uso e Consumo.

Para criar um produto, informe o tipo como Produto.

Previsão de Execução -> Tempo aproximado de execução do serviço ou finalização do produto;

Unidade -> Tabela Unidades de Medida Padrão. Para emissão de documentos fiscais, serão somente aceitas no cadastro de produtos unidades que estejam previamente determinadas pelo Governo: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=RY8TPoGpyMY=;

01.1 – Informações Técnicas.

Peso -> Peso em quilogramas;

Altura -> Em centímetros. Um metro equivale a 100 centímetros;

Largura -> Em centímetros. Um metro equivale a 100 centímetros;

Comprimento -> Em centímetros. Um metro equivale a 100 centímetros;

01.2 – Filiais Vinculadas.

Lista de filiais nas quais este produto está ou não habilitado. Lembrando que todos os itens são ativos para a matriz por padrão e não é possível desvincular um item da empresa matriz.

01.3 – Classificação Mercadológica.

Marca -> Inserir a marca do produto. Para criar uma marca, siga o tutorial, clicando aqui;

Hierarquia: Para criar uma hierarquia mercadológica, clique na engrenagem para iniciar o cadastro.

Clique em Novo.

Em seguida:

Para criar um departamento informe o nome do departamento em Nome da Categoria;

Para criar um grupo, informe o departamento em Categoria Mãe e em seguida informe o nome do grupo em Nome da Categoria.

Para criar um subgrupo, informe o grupo em Categoria Mãe e em seguida informe o nome do subgrupo em Nome da Categoria.

  • Departamento – Departamento no qual seu produto faz parte;
  • Grupo – Grupo no qual seu produto faz parte;
  • Subgrupo – Subgrupo no qual seu produto faz parte.

Após criar sua hierarquia mercadológica, informe nos devidos campos.

01.4 – Configurações.

Gerais: Informações gerais que devem ser preenchidas conforme a necessidade da sua empresa;

Serviço: Caso esteja cadastrando um serviço, informe qual tipo ele pertence.

02 – Valores.

02.1 – Sincronização.

O valor da tabela GERAL e os custos são sincronizados em todas as empresas.

02.2 – Valores de Custo.

Custo Bruto -> Valor pago pelo item junto ao fornecedor ou soma dos custos do produto composto.

02.3 – Valores de Venda.

Venda – Informe o valor de venda do produto. Selecione uma tabela de preço e defina o valor. Para criar uma tabela de preço, siga o tutorial clicando aqui.

Lucro – Calculado automaticamente conforme o valor inserido na aba Venda e em Custo Bruto.

V.Promoção – Caso queira definir um valor promocional para esse produto, informe o novo valor de venda desse produto.

Validade Promoção – A promoção é valida até (inclusive) a data selecionada. Caso fique em branco, a validade é indefinida.

02.4 – Valores de Frete.

Ao inserir um valor nesse campo, ao realizar uma venda o valor de frete vai ser somado automaticamente com o valor definido nesse campo.

03 – Fiscal.

Configurar a parte fiscal do seu produto.

03.1 – Geral.

Os campos a seguir não são obrigatórios, preencha caso sinta necessidade.

Código Benefício Fiscal -> Para preencher o campo cBenef, o emitente deverá realizar uma consulta a tabela disponibilizada no portal SPED;

BC ICMS Retido -> Base de Cálculo ICMS Retido na operação anterior (tag: vBCSTRet);

Valor ICMS Retido -> Valor do ICMS ST Retido na operação anterior (tag: vICMSSTRet);

Alíquota – > Alíquota suportada pelo Consumidor Final (tag: pST);

ICMS Substituto -> Valor do ICMS próprio do Substituto (tag: vICMSSubstituto);

Cód. Anvisa -> Código anvisa do produto (para produtos medicinais);

Preço Máximo Consumidor -> Siga o link para saber mais: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/medicamentos/cmed/precos.

03.2 – Configuração do Tributo por NCM/SH.

Para realizar a configuração de tributos, siga nosso tutorial clicando aqui.

Informe a descrição ou o número do ncm para inserir a configuração fiscal.

04 – Fornecedores.

Caso queira linkar algum funcionário nesse produto, siga os seguintes passos:

Clique em Novo.

Id Fornecedor -> Pesquise pelo Fornecedor que deseja associar ao produto. Para cadastrar um fornecedor, siga o tutorial clicando aqui;

Unidade -> Tabela Unidades de Medida Padrão. Para emissão de documentos fiscais, serão somente aceitas no cadastro de produtos unidades que estejam previamente determinadas pelo Governo: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=RY8TPoGpyMY=;

Embalagem -> Consiste na quantidade padrão entregue por unidade deste fornecedor;

EAN -> Código de barras do produto vendido por esse fornecedor;

Valor de Cust -> Valor de custo desse produto para esse fornecedor;

Ref.Fom -> Referência do produto para esse fornecedor.

Para finalizar clique em Salvar.

05 – Estoque.

Liberado apenas quando salvar o produto, nesse campo você poderá modificar manualmente a quantidade em estoque desse produto.

06 – Composição.

Liberado apenas quando o tipo do produto é marcado como Composto. Aqui você irá informar quais os produtos (individuais) que compõem o produto composto.

07 – Mídia.

Local para inserir imagens e vídeos do produto.

08 – Ecommerce.

Configurações ecommerce para o produto. Para ativar esse campo, caso sinta necessidade, entre em contato com nossa equipe.

Em vídeo.

Sumário