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Funcionalidade da aba (Pessoas).

O que é a aba Pessoas?

A aba Pessoas é onde você vai fazer o cadastro de clientes, fornecedores e transportadores. Graças a essa aba você vai conseguir visualizar todos os negócios (compras) realizadas por um cliente, vai poder visualizar os anexos que foram colocados, como fotos de pedidos, notas de pedidos, etc. Além de poder ter um Follow-Up onde vai poder digitar e registrar acontecimentos com esse cliente.

Entendendo a aba.

Para cadastrar uma nova pessoa, você deve acessar o menu:

1 – Cadastro;

2 – Pessoas.

Para adicionar uma nova pessoa clique no botão Novo.

Em seguida aparecerá os seguintes campos a serem preenchidos:

01 – Dados Cadastrais.

Nesse campo você irá preencher alguns dados básicos, porém obrigatórios.

01.1 – Tipo de pessoa.

  • Pessoa Física -> obrigatoriedade de CPF.
  • Pessoa Jurídica -> obrigatoriedade de CNPJ.
  • Estrangeiro -> não obrigatoriedade de CPF ou CNPJ.
  • Órgão Público -> utilizado pelo financeiro e contabilidade.

01.2 – CPF/CNPJ.

Caso esteja cadastrando uma pessoa física o CPF é obrigatório e caso esteja cadastrando uma pessoa jurídica o CNPJ é obrigatório. No caso de pessoa estrangeira e de órgão público, nenhuma dessas opções(CPF ou CNPJ) será obrigatório.

01.3 – Nome ou Razão Social.

Esse campo é obrigatório para qualquer um dos tipos de pessoa. Nele você deverá informar o nome da pessoa/empresa que esta cadastrando.

01.4 – E-mail Principal.

Este campo não é obrigatório, porém de extrema importância, pois o e-mail vai ser necessário para algumas funcionalidades do sistema, como o envio da nota fiscal automática, emissão de notas de serviço, emissão de boletos, etc.

01.5 – Opções

Este campo serve para informar se essa pessoa poderá receber SMS e se ele é um Prestador de Serviço.

01.6 – Tipo de contato

Este campo é obrigatório e é nele que você informará qual o tipo de contato essa pessoa cadastrada vai ser. O sistema tem quatro tipos diferentes de contato, sendo eles:

  • Cliente -> informa ao sistema que essa pessoa/empresa cadastrada é um cliente;
  • Fornecedor -> informa ao sistema que essa pessoa/empresa cadastrada é um fornecedor;
  • Transportador -> informa ao sistema que essa pessoa/empresa cadastrada é um transportador;
  • Colaborador -> informa ao sistema que essa pessoa cadastrada é um cliente.

É importante ressaltar que esses campos trabalham de forma independente, portanto nada te impede de cadastrar uma pessoa e deixá-la como Cliente e Colaborador, ou Cliente e Fornecedor, por exemplo.

02 – Complementos.

Campo bastante utilizado para pessoas jurídicas. Nesse espaço você informará qual o tipo fiscal, o regime fiscal e qual o indicador de IE dessa pessoa (se ela é isenta, ou não). Além disso, você pode inserir quaisquer observações que você quiser sobre essa pessoa.

03 – Financeiro.

Chegamos na parte do cadastro financeiro da Pessoa. Perceba que nenhum desses campos são obrigatórios (não possuem asterisco), porém alguns desses campos são importantes para funções futuras dentro do sistema. Vamos ver elas a seguir:

03.1 – Tabela de preço preferencial.

Tabela de preços preferencial vinculada a pessoa/empresa. Utilizada nas vendas e pedidos. Caso nenhuma seja escolhida, a tabela geral será a preferencial.

03.2 – Opções.

Esse campo, te permitirá dar algumas autorizações para o cadastrado:

Autorizar Faturados -> Permite formas de pagamento faturadas. Se não estiver marcada, serão aceitas apenas formas antecipadas de pagamento.

Autorizar Cobrança -> Ativar envio automático de notificações de cobranças.

Autorizar Carteira -> Autoriza a pessoa a utilizar a forma de pagamento Carteira. Para relembrar o que significa basta clicar aqui.

Autorizar Cheque -> Autoriza a pessoa a realizar pagamentos com cheque.

03.3 – Banco.

Aqui você poderá informar a conta bancária, para caso ache necessário. Basta inserir o código do banco, agência e conta.

04 – Endereços e Contatos.

Como o próprio nome já diz, esse campo tem a função de cadastrar e registrar o endereço, tendo a opção de adicionar o endereço geral e o endereço de cobrança. Caso o endereço de cobrança seja o mesmo do geral, basta adicionar uma vez em Endereço Principal.

Este campo, por mais que não seja obrigatório, tem muita importância, pois sem ele algumas funcionalidades deixam de ser operantes, como emissão de nota fiscal.

Sumário