Como adicionar um limite de crédito para um cliente?
Limite de Crédito.
O limite de crédito, funciona basicamente como um “limite de cartão de crédito”. No caso de um pedido onde o cliente resolver pagar com uma forma de pagamento que não é paga automaticamente, o valor da venda é adicionado ao crédito do cliente. Assim que você definir um limite, caso o cliente tenha excedido o limite com compras passadas, ele fica impossibilitado de realizar qualquer compra (que não seja a vista) até que ele pague a “fatura” do limite, ou seja, as compras passadas.
Como definir o Limite de Crédito?
Para definir esse limite, você deve acessar o menu:
1 – Cadastro;
2 – Pessoa;
Em seguida, pesquisar pelo cliente que deseja:
Assim que selecionado o cliente, vá em Financeiro.
Em Total a Receber, mostra quanto esse cliente está devendo para empresa, ou seja, as compras com pendências desse cliente.
Em Limite de Crédito, você irá inserir o limite de crédito, ou seja, até quantos reais esse cliente pode ter pendência. No final clique em Salvar.
Vamos ver exemplos práticos:
Exemplo 1 -> Adicionando um limite e verificando o Total a Receber:
Nesse exemplo irei adicionar como limite de um cliente R$200,00 e realizar uma venda em nome desse cliente, dessa forma iremos ver a quantidade do Total a Receber aumentar, mostrando que o comprador adicionou mais uma pendência na conta.
Exemplo 2 -> Criar mais um pedido. Dessa vez, como o Total a Receber ja excedeu o limite de crédito, o sistema deve retornar uma mensagem de erro impedindo que eu realize mais vendas com formas de pagamento que não são a vista em nome desse cliente em específico.
Caso você queira permitir forçadamente que essa venda ocorra, o sistema solicitará autenticação para um perfil autorizado: